Glossário

Alguns termos técnicos de gráfica podem ficar um pouco confusos para quem não tem o dia-a-dia nesse ambiente. Se estiver com alguma dúvida, nós podemos te ajudar.

Criamos um glossário básico de palavras-chaves da área gráfica para você não se perder e conseguir enviar seu trabalho com perfeição.

Veja abaixo:

BITMAP
Imagem gráfica computadorizada formada por pontos chamados pixel. É uma imagem com resolução fixa.

BRIEFING
Conjunto de informações resumidas e referências que é fornecido para o desenvolvimento de um determinado trabalho.

BONECA
Simulação de tamanho exato de livro, revista ou outro produto similar; suas páginas podem conter imagens ou vir em branco.

CMYK
Abreviatura do sistema de composição de cores subtrativas primárias ‘Cyan, Magenta, Yellow, Black’ – ou ciano, magenta, amarelo e preto – que é usado na impressão em cores com tinta, ocultando certas cores quando impresso em um fundo branco. Quando pontos dessas cores são combinados em diferentes densidades, é possível reproduzir milhões de cores diferentes, abrangendo toda a principal gama de cores do espectro visível.

COUCHÊ
Possui gesso em sua composição e variantes com ou sem brilho. É um dos mais utilizados na indústria gráfica em todos os tipos de impresso, desde livros de arte, mala-direta, calendários e folders. Revistas e catálogos também o utilizam na capa – somente as mais sofisticadas lançam mão do papel couché também no miolo.

CTP
Abreviação de Computer do Plate, é um sistema de pré-impressão que gera matrizes diretas.

FACA ESPECIAL
É usada em todo o material que não possui cantos retos. Acoplada na máquina de corte, exige manuseio peça por peça – por isso, demanda maior custo da peça e extensão do prazo de entrega.

GRAMATURA
É o peso do papel por metro quadrado de superfície. Dividido pela área e varia de 50 a 350 gramas.

LAMINAÇÃO
Acabamento de superfície que consiste na aplicação de uma película plástica sobre a superfície impressa. Geralmente é utilizado em capas de livros e revistas.

MOCK-UP
Modelo de um produto ou embalagem em qualquer escala, utilizado para avaliação em geral.

PANTONE
Tabela universal de cores que associa cada tonalidade da cor a um código.

OFF-SET
Método de impressão planográfico. Nele, as áreas de imagem e não-imagem estão no mesmo plano na chapa de impressão.

PRELO
Máquina de prova que simula impressão em offset.

REFILAR
Fazer um corte por meio de guilhotina.

RGB
Abreviação do sistema de cores ‘Red, Green, Blue’ (vermelho, verde, azul) que é utilizado pelos monitores de vídeo de computadores e televisores.

SANGRAR
Recurso de diagramação que consiste em deixar que se invada com texto, foto ou ilustração o espaço reservado às margens de uma publicação.