SENAI & Mercado discute demandas de cursos na área gráfica

SENAI & Mercado discute demandas de cursos na área gráfica

Para mapear as principais demandas da indústria gráfica de Pernambuco, o SENAI reuniu nesta terça-feira (23) representantes do Sesi, IEL, Fiepe e Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Pernambuco (Sindusgraf). O encontro SENAI & Mercado é uma oportunidade de diálogo estabelecida para que a indústria possa transmitir diretamente à instituição as necessidades vigentes no que diz respeito à capacitação técnica de sua mão de obra.

“O evento tem como principal objetivo estreitar o relacionamento entre o SENAI e as empresas do setor”, destacou o gerente da Divisão de Relações com o Mercado (DRM), Henrique Knecht. Para realizar o levantamento dessa demanda, o SENAI aplicou uma pesquisa a todos os empresários presentes e, em instantes, compilou todos os dados para o diagnóstico.

No âmbito dos cursos de qualificação, 82% dos participantes manifestaram interesse em Design Gráfico Editorial; 91% apontaram o curso de Impressor Off Set como uma forte demanda; e 75% definiram Encadernador Gráfico como uma necessidade do mercado.

Para a modalidade de aperfeiçoamento, os cursos de Fechamento de Arquivos Gráficos e de NR 12 tiveram 90% e 72% de intenção, respectivamente. O curso técnico voltado para a área gráfica foi praticamente unanimidade entre os empresários do ramo, com 90% de aprovação dos presentes.

Mas as demandas não ficaram presas ao viés educacional dos serviços oferecidos pelo SENAI. As consultorias em Eficiência Energética (66%), Meio Ambiente (73%) e Segurança do Trabalho (60%) geraram forte interesse do corpo empresarial que discutiu as necessidades do segmento gráfico pernambucano.